segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Orgulho

Existem vários tipos de orgulho que sentimos.

Orgulho por um filho estar se formando na faculdade dos sonhos. Orgulho pessoal, por ter conseguido algo que muitos, ou até você mesmo, achou que não fosse conseguir. Orgulho alheio, por, mesmo não conhecendo a pessoa, ficar feliz pelas conquistas, por saber o quanto ela se esforçou para que aquilo acontecesse.

Mas tem um tipo de orgulho que não é exatamente bom. 

Quando você briga com alguém que gosta, mas não quer procurar a pessoa por orgulho. Quando você está errado, mas é orgulhoso demais pra assumir isso... Esse é o que deve-se evitar.

Esse afasta, destrói relacionamentos, causa um mal estar... Qual a dificuldade que as pessoas têm de assumir seus erros? A questão, na verdade, é a dificuldade em pedir desculpa.

Não é um "desculpa" qualquer. Não é um "foi mal". É um pedido de desculpas sincero... É o que faz toda a diferença. Mas, para que isso aconteça, é necessário que deixemos o orgulho de lado e assumamos que cometemos erros. Que nem sempre somos os certos da situação. Esse é o problema principal. Porém, uma vez que resolvido, passa a ser a solução da maioria dos problemas com outras pessoas.

Tente uma vez... Você sentirá o orgulho pessoal, quando conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário